quarta-feira, 5 de outubro de 2011

LIÇÃO 02 - EBD 4º Trimestre

LIÇÃO 02 – LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE
INTRODUÇÃO


Nesta lição aprenderemos um pouco sobre a liderança de Neemias em meio a adversidade e o desafio de
reconstruir Jerusalém. Refletiremos sobre o conceito de liderança, o que é liderança cristã, quais as atitudes quemarcaram a liderança de Neemias e que lições podemos extrair dessas atitudes. Embora tenha vivido na época do AT,
Neemias nos ensina princípios que são aplicáveis à Igreja hodierna.

I – O QUE É LIDERANÇA?
Segundo o dicionário Aurélio, liderança é a função do líder; Capacidade de liderar; espírito de chefia; forma ou denominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos. No sentido etimológico, liderança está mais ligada a administração de pessoas ou recursos baseados em uma capacidade técnica ou inata, adquirida ou aprendida para o desenvolvimento e alcance de objetivos por determinado grupo ou empresa.

II – O QUE É LIDERANÇA CRISTÃ?
Segundo o Pr. Antônio Gilberto é a liderança exercida pelo cristão (a pessoa que Deus escolhe, dirige, e
capacita, para administrar a sua obra e o seu povo conduzindo-o como pessoas). Liderança nesse sentido é um dom de Deus concedido a quem ele quer, visando um propósito definido (Jr. 3.15; 23.4; 1 Cor. 12; Ef. 4.7-12); Moisés foi preparado “no Egito e no deserto de Midiã” (At 7.22; Ex. 3.1); Josué foi preparado “através do convívio com Moisés” (Ex. 24.12-14; 33.11; Nm 27.18); Davi foi preparado “cuidando de ovelhas” (1 Sm 16.11; 2 Sm 7.8); Eliseu foi preparado “derramando água nas mão de Elias” (2 Rs 3.11); Timóteo teve em “Paulo uma fonte de inspiração” (At 16.1-3; 2 Tm 1.3-6). Assim também Neemias foi preparado por Deus na corte do rei para a reconstrução de Jerusalém (Ne 1).

III – QUAIS ATITUDES MARCARAM A LIDERANÇA DE NEEMIAS?
De acordo com Lopes (2008, p.41-54), algumas atitudes de Neemias foram decisivas no enfrentamento das
crises. São elas:
3.1. Uma preparação necessária (Ne 2.1) – Nessa atitude aprendemos quatro lições com Neemias:
3.1.1. Neemias sente-se chamado por Deus para realizar o sonho da reconstrução de Jerusalém – o conhecimento da situação do povo o responsabilizou. Ele teve coragem para fazer perguntas e daí surgiu sua vocação (Ne 1.2,3);
3.1.2. Neemias chora, ora e jejua durante quatro meses antes de começar a agir (Ne 1.4) - Antes de sermos usados por Deus, precisamos ser quebrantados (Sl 51.17)
3.1.3. Neemias compreende que a reconstrução passa pela decisão política do rei (Ne. 2.4-8). Mudar a política do rei se constituía uma missão impossível, porém Deus realizou.
3.1.4. Neemias aguarda o tempo certo de agir (Ne 2.11-16) – ele orou durante quatro meses. Intensificou sua oração no dia em que foi falar com o rei (1.11). Ele esperou um dia de festa, em que a rainha estava presente (2.6).
3.2. Uma atitude certa diante dos homens (2.1-9)
3.2.1. Neemias demonstra uma tristeza incomum diante do rei (Ne 2.1) – Neemias era um homem alegre. Mas o problema do povo de Deus era seu problema.
3.2.2. Neemias demonstra sua fidelidade ao rei (Ne 2.3) – Fidelidade é a marca dos homens usados por Deus.
3.2.3. Neemias demonstra tato na abordagem (Ne 2.3) – O rei poderia suspeitar de Neemias de alguma trama ou bani-lo ou mesmo matá-lo, porém Neemias demostra habilidade na condução do problema.
3.2.4. Neemias demonstra clareza em seus propósitos (Ne 2.5) – Os alvos de Neemias eram bem claros. Ele precisava:
1. Que o rei mudasse sua política acerca de Jerusalém;
2. Que fosse enviado pelo rei com a missão de reconstruir Jerusalém;
3. De cartas de recomendação do rei; 4. De provisão para obra; e
5. De proteção para a viagem.

3.3. Uma atitude certa diante de Deus (Ne. 2.4,8b)- Neemias buscou a direção de Deus antes de agir (1.11;2.4) e tributou a Deus o sucesso da causa (2.9).
3.4. Uma atitude certa diante dos inimigos – Os inimigos não tardaram em aparecer. Enquanto Jerusalém estava em ruínas os inimigos estavam quietos. Ao tomarem conhecimento de que Neemias estava reedificando os muros, os inimigos se manifestaram.
3.4.1. Os inimigos (Ne 2.19)
3.4.1.1. Sambalate, o horonita. “Era nome babilônico. Ao que tudo indica, teria habitado na região de Bete-Horon, ao sul de Efraim (Js 10.10; 2 Cr 8,5), sua cidade natal. A única coisa que sabemos com certeza é de que ele tinha algum tipo de poder civil ou militar em Samaria, no serviço ao rei Artaxerxes(Ne 4.2)1.1 R.N.Champlin. O Antigo Testamento Interpretado Vers. por Vers., Dicionário, p. 5229
3.4.1.2. Tobias, o servo amonita. “Provavelmente um oficial do governo persa”[...] “era altamente favorecido pelo sacerdote Eliasibe, que lhe concedeu uma sala para ocupar nas dependências do Templo em Jerusalém”2.
3.4.1.3. Gesém, o arábio. “Seu nome figura exclusivamente no livro de Neemias (2.19; 6.1,2,6). Era árabe, inimigo dos judeus que voltaram do cativeiro babilônico para a Terra Santa. Opunha-se aos desígnios do governo judaico, tomando o como sedicioso e sujeitando-o ao ridículo. Por essa razão, foi que Gesém participou ativamente do conluio de Tobias contra a segurança de Neemias3.
3.4.2. Atitude de Neemias frente aos inimigos – A atitude de Neemias frente aos inimigos nos dá princípios espirituais que podem ser utilizados também nos desafios enfrentados pela Igreja:
3.4.2.1. Neemias examinou a situação (Ne 2.11-16);
3.4.2.2. Demonstrou confiança em Deus (Ne 2.20;4.20);
3.4.2.3. Buscou a Justiça de Deus (Ne 4.4-5);
3.4.2.4. Preparou-se para a batalha (Ne 4.9,13);
3.4.2.5. Animou o povo (Ne 4.14);
3.4.2.6. Manteve-se vigilante (Ne 4.16-18,21-23).

IV – QUAIS AS LIÇÕES QUE EXTRAÍMOS DA LIDERANÇA DE NEEMIAS?

Entre as diversas lições, conforme destaca Andrade (2010, pp.39-49) podemos apresentar duas: A importância do Planejar e Liderar com eficiência.

4.1. A importância de Planejar – A vida de Neemias nos mostra a relevância do planejamento das atitudes a serem tomadas na liderança, isto porque:
4.1.1. Planejar envolve enfrentar o Impossível- Neemias tinha um grande desafio pela frente. O líder deve sempre enfrentar obstáculos.
4.1.2. Planejar envolve prever as necessidades (Ne. 2.7-10); Neemias precisava de cartas para os governadores (v.7), permissão para transitar; carta para Asafe, guarda das matas (v. 8), material para o trabalho e Oficiais do exército (v.9), segurança e credenciamento. O líder sempre se antecipa aos problemas e elenca as necessidades.
4.1.3. Planejar envolve fazer um levantamento cauteloso da situação (v. 11-16) – Neemias não se precipitou para a ação nem para a conversa (v. 11-12); buscou mais informações sobre a situação local (v. 13-15); aguardou o momento certo para agir(v.15); não expôs idéias semiformadas (v. 16) e impediu que os inimigos soubessem dos planos e preservou o despertamento dos líderes locais. O líder sempre enxerga algo que os outros não conseguem, por isso a cautela sempre será uma virtude em sua vida.
4.1.4. Planejar envolve motivar o povo (v. 17-18) “Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem”.

4.2. Liderar com eficiência – A Liderança eficaz de Neemias nos ensina que:
4.2.1. Liderar envolve cooperação – O corpo de Cristo expressa unidade. Em 1 Cor 12.12-27 e Ef. 4.11-16, a unidade gera cooperação, e essa, edificação.
4.2.2. Liderar envolve vocação - Deus não chama a todos à liderança, mas todos são importantes no corpo (1 Cor 12.22);
4.2.3. Liderar envolve delegação – A distribuição e diversidade de serviços no Corpo de Cristo refletem a finalidade para qual cada membro do corpo foi designado, mostrando a distribuição equitativa que visa o aperfeiçoamento (treinar, capacitar) os santos (crentes) para o serviço (Ef. 4.11-12).

CONCLUSÃO
Somente com uma vida pautada na dependência de Deus e compromissados com sua Palavra é que
conseguiremos vencer os grandes desafios que nos deparamos diariamente. Neemias é o exemplo de um líder abnegado, compromissado, intercessor e acima de tudo obediente ao chamado e aos propósitos de Deus.

REFERÊNCIAS
ANDRADE, Geraldo Henrique de. Esdras e Neemias, uma perspectiva de liderança. Editora Cristã Evangélica
BARBER, Cyril J. Neemias e a dinâmica da liderança eficaz, Vida.
GILBERTO, Antônio. Apostila de Seminário de Liderança Cristã.
LOPES, Hernandes Dias. Neemias, um líder que restaurou uma nação, Hagnos
NORMAN. Russel Champlin. Antigo Testamento interpretado versículo por versículo, Candeia.
RENOVATO, Elinaldo,Livro de Neemias, Integridade e Coragem em Tempos de Crise, CPAD.

Fonte: RBC - Lições Biblicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário